Dicas para dirigir em segurança

Todo motorista, até mesmo os profissionais ou com mais tempo de habilitação, precisa saber a melhor forma de conduzir o caminhão de forma precisa e segura, sempre levando em conta os conhecimentos técnicos sobre o veículo, a legislação, as vias e o funcionamento do trânsito. Separamos cinco fatores para os quais os motoristas precisam se atentar, confira:

• Condições da via

É muito importante conhecer as características da infraestrutura e da sinalização viária, pois assim é possível reconhecer quando existem problemas e quais condutas precisam ser adotas diante de cada situação.

• Como evitar acidentes

Para evitar acidentes é preciso conhecer as suas principais causas e também os comportamentos que os motoristas devem adotar quando se deparam com essa situação. Portanto é necessário saber como se portar diante das diferentes questões climáticas, de luminosidade e também diante do comportamento dos outros motoristas.

• Conhecer os pontos críticos

Os pontos críticos são locais em que ocorrem acidentes em grande concentração devido a alguma deficiência no projeto viário. Portanto, quando os motoristas conseguem identificá-lo podem agir de forma preventiva para evitar acidentes de trânsito.

• Direção defensiva

É fundamental aplicar os conceitos e atitudes de direção defensiva, dirigindo sempre com muita atenção e cautela para prever e evitar acidentes, e assim preservar a vida e a saúde de motoristas, passageiros e pedestres!

• Outros comportamentos

É preciso tomar cuidado com outros comportamentos e condutas que também podem elevar as chances de envolvimento em acidentes de trânsito, como por exemplo, os perigos de beber e dirigir ou de conduzir o veículo por muitas horas seguidas sem o devido descanso.

Fiquem atentos às dicas acima e boa viajem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *