Saiba como escolher o pneu certo para cada tipo de estrada

Saiba como escolher o pneu certo para cada tipo de estrada

Todo caminhoneiro experiente e responsável sabe da importância de manter a segurança na estrada e de realizar manutenções frequentes no veículo. Além de itens básicos como motor, faróis, bateria, sistema elétrico, etc. os motoristas precisam se atentar a mais um item essencial para manter o caminhão rodando: os pneus.

Em um país com uma extensa malha de estradas, há todo tipo de itinerário pela frente, asfaltado, de chão batido, com buracos, pedras e lama. Nas estradas do Brasil, os caminhoneiros nunca sabem o que vão encontrar, por isso, é importante utilizar sempre pneus adequados para cada tipo de trajeto.

Trabalhando em conjunto com o sistema de suspensão, os pneus recebem todo o peso da carga e o atrito com as estradas, e, quando usados inadequadamente, podem representar uma baixa performance e um gasto maior com revisões.

E para te ajudar a escolher o modelo ideal para seu veículo, listamos a seguir cinco tipos de trajetos encontrados no Brasil, e qual o pneu adequado para cada um deles.

Trajeto urbano
Acessos que exigem manobras, aceleração e frenagens, os trechos urbanos necessitam de pneus para alta severidade. Ideal para circular no tráfego urbano, esse tipo de pneu é muito usado por ônibus e caminhões de entrega, que realizam diversas paradas dentro da cidade.

Trajeto regional
Composto pela grande maioria das estradas asfaltadas do Brasil, os trajetos regionais pedem pneus para média severidade, pois são ideias para rodar em locais íngremes e com descidas acentuadas.

Trajeto rodoviário
Caracterizado por estradas retas, planas e asfaltadas, o trajeto rodoviário necessita de pneus de baixa severidade. O modelo contribui para a economia de combustível em locais de alta velocidade.

Trajeto misto
Quando a estrada contempla trechos de asfalto e trechos de terra, o ideal é utilizar o pneu misto. Esse tipo de pneu garante um bom desempenho tanto em trechos urbanos, quanto em áreas rurais.

Trajeto fora da estrada (Off-Road)
Trajetos fora da estrada, conhecidos por serem acidentados e brutos, com muitas pedras e terra, necessitam de pneus mais resistentes. Dessa maneira, o ideal é investir em modelos off-road, principalmente quando se dirige caminhões de mineradoras, que passam a maior parte do tempo trafegando por esses locais.

Viu como é importante não descuidar dos pneus? Uma escolha errada pode atrasar o trabalho e prejudicar o rendimento do veículo. Por isso, quando for comprar pneus novos para seu caminhão, lembre-se dessas informações e siga viagem com mais tranquilidade e segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *