Cuidados básicos para evitar transtornos e imprevistos mecânicos na estrada

Cuidados básicos para evitar transtornos e imprevistos mecânicos na estrada

Você sabe quais as precauções necessárias aos caminhoneiros, para que possam seguir viagem com segurança? O bom profissional deve se preocupar com cada detalhe antes de pegar a estrada. Seja você caminhoneiro de primeira viagem ou veterano, nunca é demais revisar os procedimentos antes de encarar o trecho.

 

Várias são as checagens e manutenções necessárias a serem feitas no seu caminhão, e tudo deve ser realizado com atenção e cuidado para que não ocorra imprevistos durante a viagem. Confira os itens que não devem ser esquecidos:

 

  • Óleo do motor: Confira o óleo do motor pela vareta. Além do nível, verifique se há partículas metálicas ou borras no material, já que a presença do mesmo é um indício de problemas no motor. Lembre-se sempre de trocar o óleo de acordo com o indicado na embalagem do produto.

 

  • Filtros: Com um saca-filtros, verifique todos os filtros do automóvel: óleo, ar e combustível! Faça a verificação no manual do fabricante, referente a periodicidade da troca desses itens. Siga sempre as recomendações indicadas, investindo nos filtros originais de reposição.

 

  • Freios: Utilizando um paquímetro, você deverá drenar a água que fica alojada nos balões de ar do sistema de frenagem. Além disso, verifique o estado das pastilhas ou lonas, se estiverem gastas, faça a substituição. Para as lonas, as molas devem ser trocadas também. Verifique arranhões e outros defeitos na superfície das lonas e discos. As sapatas de freio e os tambores ou discos, também devem ser verificadas.

 

  • Suspensão: Molas, batentes, bandejas, etc. Faça a checagem de todo o sistema de suspensão, para garantir que não há nenhum defeito. Verifique se os pinos centrais e os de suporte estão devidamente lubrificados. Certifique-se que as buchas e os parafusos estejam firmes. Nos casos de suspensão pneumática, não esqueça das válvulas e mangueiras.

 

  • Pneus: A olho nu, verifique a profundidade das ranhuras da banda de rodagem de cada pneu. Confira também se as laterais do pneu estão inteiras. Faça o mesmo procedimento com os estepes. Use um martelo de madeira para ajudá-lo nessa checagem, essa ferramenta auxilia na identificação de ressecamentos em sua banda. Com o manômetro você medirá a pressão dos pneus, fazendo o ajuste certo para cada tipo de carga.

 

  • Palhetas do limpador de para-brisa: Esse é um item muito importante para a visibilidade do motorista em caso de chuva na estrada! Um problema comum que ocorre, é o ressecamento da borracha devido a exposição ao calor e a falta de uso. Por isso, precisam ser trocadas mesmo que não estejam desgastadas.

 

  • Sistema elétrico e lâmpadas: Sempre que houver lâmpadas queimadas faça a substituição. Elas podem causar curtos e maus contatos no sistema elétrico. Não esqueça de conferir também os fusíveis, relés e cabos do sistema elétrico.

 

  • Bateria: A água da bateria precisa ser trocada periodicamente, então faça sempre a verificação. Veja também se não há oxidação nos terminais e nos encaixes da peça. Além disso, ter uma porção de fusíveis extras pode ser de grande ajuda na estrada.

 

  • Módulo de injeção: Caminhões com injeção eletrônica podem precisar de atualizações de software. No site do fabricante, verifique as recomendações para o seu modelo e rode a ferramenta de diagnóstico periodicamente, a fim de conferir o funcionamento do sistema.

 

Esses foram alguns itens básicos que o Blogão separou para você verificar antes de cair na estrada, evitando transtornos e imprevistos mecânicos! Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *