Amarração de carga: Confira os cuidados necessários antes de pegar a estrada

Amarração de carga: Confira os cuidados necessários antes de pegar a estrada

Você sabe quais são as exigências estabelecidas referente à amarração de cargas? O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabeleceu normas técnicas na Resolução 552/15. Podemos destacar como uma das principais diretrizes, o uso do material adequado. De acordo com a resolução, está abolido o uso de cordas para amarração de carga. Elas precisam ser substituídas por cabos de aço, correntes ou cintas.

Mais do que apenas utilizar o material correto para amarração de carga, é importante também, conferir o estado de conservação desse item. Fique atento para a presença de deformações, perfurações ou qualquer outro aspecto estranho que você identifique no material. E mais: não esqueça de verificar o tipo de lona certa para a sua carga.

Na hora de comprar o equipamento, fique atento aos dados de identificação, eles devem ser permanentes e visíveis para garantir a procedência do produto. Deverão constar o comprimento da peça, o  fabricante, o código de rastreabilidade, o NBR e a data de fabricação. Peça também ao seu fornecedor os certificados de teste do lote e tome os seguintes cuidados:

Equipamentos de qualidade – Prefira bons equipamentos, de amarração firme e de alta resistência. Desse modo, é possível garantir segurança, pois a carga não balançará nem se desvencilhará da carroceria na estrada.

Pesquise o trajeto a ser feito – Evite manobras perigosas para garantir estabilidade na amarração da carga. Para isso, conheça o trecho que você vai percorrer para identificar possíveis irregularidades ou obstáculos na estrada. 

Faça a checagem da amarração em cada parada – É importante que o motorista cheque como está o aperto da amarração. Se notar alguma irregularidade, entre em contato com a transportadora imediatamente.

Balanceamento da carga – A carga deve ser bem distribuída. Comece pelo eixo de trás, assim o peso sobre os eixos é melhor distribuído. Isso garante a segurança da viagem e a conservação do seu veículo. Em casos em que não tiver como dividir a carga, transporte-a deitada. Esses cuidados são essenciais para a manutenção do baú.

Verifique os limites de peso – Não esqueça de conferir se o peso da carga está dentro da capacidade permitida para o seu caminhão. Vale lembrar que o excesso de peso pode levar à multa, em casos mais graves, pode levar ao tombamento do veículo.

Preencha os espaços vazios – Caso seja necessário, utilize material de enchimento. Devido às várias formas e tamanhos das mercadorias, criam-se espaços que compromete a sustentação e estabilidade da carga. Com o auxílio de pallets para a organização, separe em diferentes seções em relação ao peso e à resistência do material.

Use o painel de proteção da cabine, laterais e painel traseiro para travar as cargas com forma retangular. Usando combinações de tamanhos diferentes, você pode chegar a um sistema de travamento natural, dispondo as peças na posição correta.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *