A importância do planejamento da rota com a inclusão de paradas

A importância do planejamento da rota com a inclusão de paradas

Para quem vive na estrada, traçar sua rota e a quantidade de paradas a serem feitas é fundamental e tem como objetivo promover a agilidade e a contenção de custos.  Quando paramos para analisar as condições de boa parte das nossas estradas, o planejamento se torna uma tarefa obrigatória.

Segurança

Ao levar em conta o roubo de cargas e os inúmeros assaltos a caminhoneiros durante o trecho, poder contar com um bom seguro de caminhão ou proteção veicular é um grande diferencial. Entretanto, vale ressaltar que o planejamento de rotas também pode ser usado para evitar estradas com maior incidência de assaltos, garantindo a segurança do motorista e da carga transportada.

Menor tempo na estrada, menor desgaste, maior economia

Faça a análise dos pontos de entrega e defina as melhores rotas possíveis. Leve em consideração os trechos que proporcionam uma boa infraestrutura, além de como é o trânsito nesses locais. A partir desses parâmetros, você poderá ter uma noção do trajeto mais rápido e seguro.

Uma rota planejada ajuda tanto na redução de consumo quanto na agilidade do trabalho. Trechos de estrada ruim exigirão mais do motor do caminhão. Por esse motivo, evite-os para gerar menos desgaste mecânico e otimizar o gerenciamento de combustível. Além disso, esse cuidado também diminui gastos com manutenção de frotas.

Mas atenção: esse é um trabalho de gestão que precisa ser encarado com seriedade. Por isso, busque obter o máximo de informações confiáveis para a tomada de decisão  em relação à definição de rotas, seja você um caminhoneiro autônomo, proprietário de uma pequena frota ou gestor de uma grande transportadora.

Há também a necessidade de considerar possíveis imprevistos no trecho. Por isso, leve em consideração o fator surpresa ao definir prazos. Desse modo, você evita desapontar o cliente. E também use a tecnologia a seu favor! Aplicativos de mapas, geolocalização e rastreamento podem te auxiliar na otimização do processo e também para informar o cliente em tempo real sobre o andamento do transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *